sexta-feira, 4 de junho de 2010

Bolos Temáticos

Finalmenete... depois de tanto ver o "Cake Boss", e de ver tantas maravilhas na net...
É que os bolos temáticos, aqueles cheinhos de coisinhas e objectos alusivos a alguém, a alguma actividade ou ocasião... pode mesmo ser algo especial! Mostra o quanto conhecemos e adoramos alguém... mas só se formos nós mesmas a fazê-lo! Eu nunca fui grande escultora, por isso tinha medo... até que, há uns dias, disse para mim mesma:
"-Uma coisa é certa: se não tentar é que não vou conseguir mesmo!"
Enchi-me de coragem... fiz a receita de redvelvet e cobertura/recheio de cream cheese do bloge japodecasar: http://japodecasar.blogspot.com/2009/03/bolo-veludo-vermelho-red-velvet-cake.html

Menina... esse bolo é fabuloso! Mesmo sem mais nada!!! Como dizem os brasileiros, é de comer de joelhos! E eu acrescento... de joelhos e a rezar!

Bem, fui à loja de artigos para bolos, comprei pasta americana, corante, e umas coisitas mais...
A ocasião, foi a entrega de diplomas aos "Quadros de honra e excelência".
A minha filha mais velha está no quadro de excelência... por ter notas muito boas, na verdade, excelentes.
Acho que, para primeira experiência, e sem grandes maquinarias e instrumentos dos profissionais, até nem ficou mau!
As fotos ficam aí... só é pena não poderem provar... é que o sabor....hummm!

Daqui a uns dias a minha filha vai fazer 14 anos... e como eu adoooro bolos, e adorei a ideia dos bolos temáticos, terão novas notícias em breve!
Este... já acabou!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Sopa de espinafres

Sopa?!
Pronto... eu confesso: Não gosto nada de sopa! Desde pequenina que a minha mãe se descabelava para que eu comesse sopa... nada. E nem pensar em sopa passada... é ainda pior!
A única sopa que a minha mãe conseguia que eu comesse era caldo verde e canja de galinha (que nem é sopa...).
Com o tempo, vamos crescendo e vamos aprendendo a gostar de outras coisas... mas sopa?!... Não posso dizer que goste, mas, hoje em dia, há algumas sopas que consigo comer e até apreciar... vou por aqui as receitas das minhas sopas perferidas (ou deverei dizer suportáveis?)
Gosto de sopa de couve verde ou penca com fejão, gosto de sopa de espinafres (como o Popey), gosto de sopa de baldroegas (que é muito semelhante à de espinafres) e adooro sopa de castanhas (só a como no domingo de ramos... é uma tradição familiar)... não me lembro de mais nenhuma, por agora!
Mas hoje, é dia de...


SOPA DE ESPINAFRES

Ingredientes:
- 1 cebola
- 5 ou 6 batatas
- 1 dente de alho
- 2 pés de salsa
- 1 cenoura pequena
- 1 molho de espinafres
- azeite
- sal, pimenta e colorau, q.b

Coloca-se uma panela ao lume com a cebola picada e um pouco de azeite. Quando o azeite começar a ferver, só até a cebola começar a cozer, junte o alho, a salsa, as batatas e a cenoura aos cubos. Tempere com sal, pimenta, um pouquinho de colorau e deixe soar um pouco os legumes. Acrescente água até cobrir os legumes e deixe cozer por, 15 a 20 minutos.
Depois de a batata e a cenoura estarem cozidas, passe esta base de sopa, acrescente mais água e rectifique o tempero. Pessoalmente, não gosto de sopa muito grossa, principalmente no verão... mas, se gostar de sopa mais grossa basta acrescentar menos água ou pôr mais batata ou chuchu, que é menos calórico e deixa a base da sopa mais aveludada. No entanto, se abusar do chuchu, a sopa terá um sabor diferente.
Esta base de sopa pode ser usada para quase qualquer tipo de sopa. Apenas diferem as verduras que se vão acrescentar em seguida.
Neste caso, como é óbvio, vamos acrescentar as folhas do espinafre. Porque os olhos também comem, não gosto de encontrar folhas muito grandes, por isso, procuro as folhas mais pequenas e médias... quando não tenho escolha, parto as folhas grandes em pedaços menores.
Apenas um cuidado: quando acrescentar as folhas de espinafre a base da sopa deve estar a ferver, e deve cozer em fogo alto. Os espinafres cozem rápido... 5 a 10 minutos.
Na altura de servir, acrescente um fio de azeite.
Bom apetite!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Bolinhos de peixe

Não foi no sábado... ficou para o domingo!
Tinha feito uma truta salmonada assada enoooooorme... tão grande que quase não cabia no forno.
Estava óptima, mas é claro que sobrou um pedaço jeitoso.
Normalmente, as crianças torcem o nariz ao peixe. Pois bem, as minhas não são excepção! No entanto, desde há cerca de um mês, decidi que seria sempre peixe ao jantar... sem demasiado rigor... uma vez, por outra, lá vai carne... afinal, para que são feitas as regras?
Tenho conseguido fazer umas seis refeições de peixe por semana... não é mau!
Seguindo para bingo... A crise toca a todos e mesmo em tempos mais abundantes, sempre fui educada a não desperdiçar... por isso, alguns dos pratos favoritos da família são "aproveitamento de restos".
Assim que, depois desta conversa fiada toda, aqui fica a receita dos meus bolinhos de peixe, para 4 pessoas que são as de cá de casa:

BOLINHOS DE PEIXE

INGREDIENTES:
Cerca de 300g de peixe cozinhado e limpo de espinhas.
4 batatas grandes
1 cebola
sal e pimenta q.b.
2 ovos
salsa a gosto

Cozem-se as batatas. Depois de cozidas e escorridas, esmagam-se no pass-vite, ou com o que se tiver à mão! Pica-se a cebola e a salsa. Juntam-se todos os ingredientes numa taça: o puré de batata, a cebola e a salsa, o peixe e os ovos. Eu gosto de usar as mãos, mas com uma colher também se faz o mesmo... amassar: misturar bem os ingredientes. Com as mãos, pode até encontrar-se uma ou outra espinha que tenha escapado! Rectificam-se os temperos.
Tal como se fazem os bolinhos de bacalhau, com duas colheres da sopa, moldam-se bolinhos e fritam-se em óleo ou azeite (eu perfiro azeite) bem quente até ficarem dourados e escorre-se o excesso de óleo em papel absorvente.
Acompanhamos com uma salada de alface e cebola!

Nota: No meu caso, sobrou peixe suficiente. Quando o peise não for suficiente, podem sempre misturar um filete de pescada cozido, daqueles que temos sempre no congelador, ou mesmo uma ou duas latas de atum, bem escorrido... mas atenção, que o atum enlatado tem bastante sal...

Baltazar

A minha primeira receita ia ser o meu jantar de sábado... bolinhos de peixe.
No entanto, fui surpreendida... o meu marido levou-nos a jantar fora! É muito raro... o meu marido é muito caseiro, tal como eu, e como até gosto de cozinhar... mas lá fomos! E confesso que não me arrependi nada... aconselho vivamente!
O restaurante escolhido foi o "Baltazar" em Matosinhos! Adorei... confesso que não sou apreciadora de nouvelle cousine, mas neste restaurante podia bem mudar de ideias... Logo ao entrar, o que chama atenção é o ambiente... excelente! É um espaço muito bonito, com decoração minimalista, sem ser fria... funciona num antigo armazém de vinhos e conserva alguns traços da arquitectura original. Tectos muito altos, com as vigas características desse espaço. Os bancos corridos, estofados num tom cinza e com montes de almofadas... fizeram as delícias da minha pequenita...
O pessoal, muito atencioso e educado, nunca deixam faltar nada. Nota-se uma grande atenção aos pormenores!
Mas agora o mais importante... a comida, claro!
Qualquer descrição que eu aqui faça, não faria justiça aos paladares. Desde as entradas de que destaco os cogumelos (adoooooro cogumelos), passando pelo prato principal (aquela carne desfazia-se na boca... até estou a salivar só com a memória do molho) e terminando nas sobremesas... o cheiro, o sabor do maracujá! Não sei o que dizer... têm mesmo que provar! Um destes dias vou tentar entrar naquela cozinha à socapa!... só para roubar as receitas!

sábado, 15 de maio de 2010

Começo

Nasçe aqui, hoje, o meu cantinho... a minha cozinha!
Aqui, pretendo partilhar algumas receitas, experiências, sabores novos e saberes antigos!
Espero que partilhem também as vossas ideias comigo.
Embora o meu cantinho se chame cozinha d'Alice, não se tratarão aqui apenas temas gastronómicos... no entanto, é definitivamente, um blog sobre a casa e a família.
Tenho duas filhas, com 9 e 13 anos, um marido que amo de paixão e uma cadela muito malandra!
Pereipécias do dia-a-dia, problemas e alegrias... tudo isso vai ter lugar aqui!