segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Salmão grelhado

Isto nem se pode chamar "receita". É tão simples e básico, que apenas pode ser chamado de sugestão ou simplesmente uma partilha. Ainda assim, pode ter uma ou outra dica últil. Porque a vida é mesmo assim... não se come lasanha ou chanfana todos os dias...







De qualquer forma uma coisa voz garanto... estava de-li-ci-o-so!... comi com a mesma vontade que comeria um arroz de marisco.


Então é assim:

Colocam-se os ovos, as batatas e uma cebola (eu não gosto mas o meu marido adooora) numa panela com água suficiente para mal cobrir e sal. Vai ao lume em fogo forte até ferver.



Quando ferver, baixa-se o lume e coloca-se a grelha para cozer a vapor onde se colocam os espigos de couve temperados com sal q.b. Se não tiverem a grelha, improvisem... já fiz legumes aos vapor com um quador grande e deu no mesmo!










Deixa-se cozer em lume brando durante 15 minutos.


Quanto ao salmão, nada que saber... temperei com sal, alho esmagado, pimenta acabada de moer e sumo de limão. Liguei o grelhador (também serve uma sertã antiaderente) e quando estiver quente é só pousar o salmão. Truques? Só pincelar ligeiramente o peixe com azeite para não colar à grelha (ou sertã) e não mexer muito no peixe... deixar grelhar bem de um lado e só quando estiver bem douradinho é que se vira... Só se mexe uma vez! Assim as postas ficam direitinhas.


No meu prato não ponho a batata mas só porque sou uma golooosa de broa de milho! Não consigo resistir... assim, para comer a minha broa sem remorsos, evito comer a batata... Regado com um azeite delicioso (produção dos meus pais), não dá vontade de comer? Reparem bem nas cores no prato... comida saudável também pode ser deliciosa! Mas nada de extremismos... de vez em quando também como coisas, como direi... menos aconselháveis! E sabe tão bem... como diz a minha mãe: "Nem tanto ao mar, nem tanto há terra!"



Bom salmão!

Sem comentários:

Enviar um comentário