quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Wraps

Depois daquele frango assado delicioso, apetecia uma coisa mais leve para o jantar. Como cá em casa não se estraga nada e sobrou bastante frango... o mais fácil seria aquecer no microondas mas eu gosto de complicar e acima de tudo de variar. Assim, após conferência familiar, a decisão foi unânime: WRAPS!!!!!

Para quem não sabe o que são eu explico. Basicamente são crepes que se recheiam com o que houver em casa e enrolam! Como tinha o resto do frango, foram de frango... Mas os meus perferidos são com delícias do mar. Mas vamos lá à receita destes. Primeiro os crepes. Esta receita é superfácil e dá tanto para crepes salgados como para doces.

3 ovos
100gr de farinha
200 ml de leite
50 gr de margarina derretida

Batem-se bem os ovos e, sem parar de bate, junta-se a farinha aos poucos, depois uma pitada de sal, o leite e por fim a margarina derretida.
Passa-se a massa por um cuador, tapa-se com um pano e deixa-se repousar por uma hora.
No final desse tempo podem cozinhar-se os crepes. Unta-se uma forma antiaderente com óleo (eu uso azeite) e deita-se uma pequena porção suficiente para cubrir o fundo da sertã sem ficar muito espesso. Inclina-se a sertã para que o crepe se espalhe sem ter que usar uma colher ou espátula. Em lume alto deixa-se cozinhar uns segundos (cerca de 30) e quando as beiras começarem a parecer douradas vira-se o crepe com a ajuda de uma espátula. Os mais corajosos podem experimentar atirar o crepe ao ar para o virar... eu mesma já o fiz algumas vezes e nem sequer é assim tão difícil, mas sinceramente, não há necessidade... eles viram-se perfeitamente com a espátula. Reduz-se para o mínimo e deixa-se mais uns segundos para dourar esse lado. Quanto tempo e se devem ficar mais brancos ou tostados? Isso depende do gosto de cada um e é uma técnica que se adquire com a prática. A sertão deve ser novamente untada de óleo a cada 4 crepes. A minha sertã não é muito grande e renderam 11 crepes.

Agora o recheio, desta vez fiz assim (para 6 wraps):

Numa sertã com um pouco de azeite parti dois ovos e comecei a mexe-los tipo "ovos mexidos". Juntei meia lata de cogumelos partidos em pedacinhos, duas fatias de presunto picadas, 1/4 de uma cebola picada e uma cenoura ralada e fui salteando. Finalmente juntei um pedaço de frango assado esfiado e meio pacote de creme de soja (substituto das natas) para ajudar a ligar e retifiquei os temperos.
Lavei e cortei em juliana 4 folhas de alface e temperei com sal e sumo de limão.

Agora é só montar... põe-se em cima do crepe um pouco de alface e sobre esta um pouco de recheio. Os meus ficaram assim mesmo, mas nos das minhas filhas ainda pus uma fatia de queijo fundido. Depois é só enrolar e comer!

De sobremesa comi um recheado com frutas cítricas cortadas aos pedacinhos (laranja, ananás, kiwi e maçã verde), um fiosinho de mel e polvilhado com canela. Só para provar que os mesmos crepes servem para salgados ou doces!

Sem comentários:

Enviar um comentário