terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Solha frita com arroz de feijão e bróculos

Depois da sopa bem quentinha... a solha!

O arroz de feijão é um clássico muito simples de fazer mas que liga muit0 bem com peixe frito. É ótimo também com umas costeletas grelhadas ou com uns panados. Este foi enrriquecido com espigos de bróculo porque... porque tenho muitos! Normalmente faz-se com feijão vermelho mas, comprovei eu mesma que fica igualmente bom com feijão catarino ou rajado...

Faz-se um refogado leve com uma cebola picada e azeite. Junta-se um pouco de bacon só para dar sabor e o feijão cozido. Deixa-se estufar um pouco (gosto que o feijão fique quase a esfazer-se pois assim a calda fica mais espessa. Juntam-se quatro medidas de água e tempera-se de sal, pimenta e cominhos.

Quando a calda estiver a ferver junta-se uma medida de arroz carolino (também serve outro arroz, mas o carolino é mais adequado para arroz malandro), mexe-se e reduz-se o lume. Vai-se mexendo de vez em quando e, cerca de 5 minutos depois acrescentam-se os espigos de bróculo. Isto porque os bróculos são tão tenrinhos que se se juntassem antes acabavam desfeitos. O arroz deve estar cozido ao fim de 15 minutos. Rectifique o tempero e deve ser servido de imediato, caso contrário fica "empapado".

Quanto à solha, tempera-se com sal, alho pimenta e sumo de limão, passa-se por farinha de milho e frita-se em óleo bem quente e escorre-se em papel absorvente. Eu uso farinha de milho pois tem uma cor mais bonita e fica mais estaladiça quando se frita, mas pode usar-se farinha de trigo. No prato, gosto de por sobre o peixe mais umas gotinhas de sumo de limão. Bom apetite... esta estava fabulosa!

Sem comentários:

Enviar um comentário