Assim sendo, cá em casa faz-se sopa do que houver... e agora, o que há mais é espigos de couve, penca e bróculo... quem nunca provou não sabe o que anda a perder pois são muito mais tenros e macios que o dito antes de espigar!
Conclusão, nesta altura, cá em casa, comem-se espigos cozidos, espigos salteados, arroz de espigos, massa com espigos, sopa de espigos... só não como espigos ao pequeno almoço... e ainda hei-de descobrir um bolo que leve espigos!
Então é assim...
Pico uma cebola para a panela e junto um pouco da azeite. Ligo o fogão e logo em seguida (a ideia não é refogar a cebola) junto uma cenoura bem lavada partida às rodelas. Junto um nabo pequeno cortado aos cubos (mas só porque os nabos ainda não acabram...) e umas duas ou três batatas aos cubos. Mexe-se, tempera-se de sal e deixa-se que os legumes libertem um pouco os seus sucos. Cobre-se de água, tapa-se e deixa-se cozer por cerca de 15 minutos em fogo baixo.
Quando esta base estiver cozida passa-se com a varinha mágica (uso esta base em qualquer sopa). Acrescenta-se água a gosto (eu não gosto da sopa muito grossa), rectifica-se o tempero e, quando estiver a ferver deita-se um punhado de arroz ou massinhas (gosto mais de arroz). Se estiver a tentar manter a linha, esqueça a massa ou o arroz... Entretanto, junte a couve que pode ser cortada em juliana ou "ripada" com as mãos. Deixe cozer em fogo alto para que a couve mantenha a cor verde e mexendo de vez em quando, mais ainda se a sopa estiver espessa para evitar que torre no fundo da panela (não há nada pior que sopa a saber a torrado).
Neste ponto acho que devo dar uma dica. Não devemos deixar a sopa torrar mas, como somos humanos e erramos pode acontecer... o que fazer? Deitar a sopa fora e começar de novo? Talvez... mas se não tiver torrado muito pode ser salva. Como?... nunca, mas nunca mexer a sopa! Passa-la de imediato para uma nova panela e rejeitar tudo o que se pegou ao fundo. Se não tiver torrado muito tempo e principalmente se não se mexeu, não saberá a torrado ( ou a "bispo" como diz a minha mãe). Por fim, junte feijão cozido a gosto. Não uso feijão enlatado (até porque também cultivamos feijão), mas quando cozo feijão faço-o numa grande panela e depois congelo em doses pronto a usar na sopa, numa massa ou no arroz.
A cove estará cozida em 10-15minutos. Retifique o tempero e sirva com um fiosinho de azeite.
Sem comentários:
Enviar um comentário